top of page

"Agora o bicho vai pegar!" Começou o Na Trilha da Califa!!


Falo isso porque vão começar os treinos de montanha. E correr na subida nunca será uma missão fácil para mim. Dá-lhe fôlego, força e, acima de tudo, paciência! A natureza nos desafia tanto que em alguns momentos é preciso entender que correr não vai ser possível por conta da inclinação. Então, andar num ritmo competitivo também será uma técnica trabalhada neste período de Abril a Junho de 2022.


Serão 50 dias de treinos específicos para os 26km com 1.500m+, da Broken Arrow, nas montanhas da Califórnia, EUA. Essa é uma prova que eu ia participar em 2020, mas como tudo foi adiado por conta da pandemia da Covid-19 não rolou e depois de dois anos, mal acredito que vai dar tudo certo.


Com a ideia de treinar forte e capturar todo esse ciclo de treinamento fui para a Serra da Mantiqueira. E o primeiro treino com subida já foi uma pancada: Mirante do Belvedere, em São Bento do Sapucaí, interior de SP. Conhece? Percurso lindo e duro!


Quem me apresentou o lugar foi o Bob, Marquinhos Bob, um baita atleta local. Moleque corre forte, mesmo para cima ;)) e foi parceiro nesse treino. Me acompanhou do início ao fim.



Corremos 16km, com 800m+. Treinão! Tentei ao máximo curtir o visual. Quanta beleza! Pelo visto, o Na Trilha da Califa promete! Se liga!



Seguimos com o planejado. Treino regenerativo de 30' no estradão. E o que era para ser fácil, se tornou desafiador por conta da chuva. Eu não sou dessas que acham que são feitas de açúcar, maaaas confesso que precisei de uma boa dose de força de vontade para não abandonar o treino.


No dia seguinte, tudo maravilha! Do jeito que eu adoro: céu de brigadeiro! Tava fresco, mas o sol marcava presença e o treino do dia foi em um dos meus lugares preferidos na região. Vou te mostrar um pouco da estrada da Serra da Luminosa. Parece uma estrada encantada! E como bônus, neste vídeo, ainda tem a subida na Pedra do Baú. Que lugar surreal! É impressionante!! Se tiver a oportunidade faça, se liga!



Se você curtiu o vídeo da Pedra do Baú e quer saber mais dessa aventura, dou mais dicas neste post: https://www.instagram.com/p/CdQuPV3u8yj/


O ciclo para a Broken Arrow ainda não tinha atingido o pico, mas esse treino até a Pedra da Balança, de 18km com 1.000 metros de ganho positivo foi o mais puxado que eu fiz, em São Bento do Sapucaí. Quem me apresentou esse lugar foi a Mahira Braga, atleta e treinadora que mora em SBS há mais de dois anos. Se você não a conhece, a Mahira é uma das corredores fortes de trilha que sempre disputam pódio nas provas de montanha. Além de ser braba é super gente boa. Ela me acompanhou o treino inteiro, para a minha sorte. Se liga no percurso!



Partiu, Búzios! No meio de tantos treinos pesados, deslocamento de SP para o Rio de Janeiro. O Na Trilha da Califa chegou ao RJ para o Paradise Adventure Race, um camp de corrida que reuniu bons nomes do trail feminino nacional. Tive o privilégio de passar um final de semana correndo ao lado da Rosália Camargo, Letícia Saltori e Silvinha Durigon. Se você não é do meio, essas mulheres disputam pódio em provas de até 160km. Além desse trio de responsa, os treinos e as rodas de conversa foram puxados pelo treinador Manuel Lago, da ML Mix Run. Foi meu primeiro camp de corrida e vou te falar que foi uma ótima oportunidade para aprender. Nada como a convivência! Vou te mostrar um pouco dessa experiência!



Cheguei no auge do meu ciclo! E o treino longo dessa semana foi novamente na Serra da Mantiqueira, mas desta vez em Gonçalves, vizinha de São Bento de Sapucaí. Foram 22km com 1.100 de ganho positivo pelas trilhas da cidade mineira. Fiz Pedra Chanfrada e Pedra do Forno e com uma bela companhia, Isadora Martins, ultramaratonista e treinadora do Projeto Sana. Ela estava treinando para os 80km da Lavaredo.



Enfim, entrei na reta final! Últimos treinos em São Paulo antes de embarcar para os Estados Unidos. E para fechar em grande estilo esse ciclo fiz um treinão ao lado do professor, Panela, da JVM Trail Run, no Volpi. Corremos 21km com 800+ . Vinte e um quilômetros no Volpi, se você conhece o Parque sabe que a volta da trilha tem apenas 1km. Foi um treino mental também.



O próximo episódio do Na Trilha da Califa foi especial, porque acabei correndo em várias cidades da Flórida e nada disso estava planejado. Fiz muitos treinos debaixo de um sol de 40ºC achando que fosse pegar calorzão na prova. Não foi o caso! Larguei com 1ºC! De qualquer maneira, serviu para criar mais resistência! Corri em Orlando, Anna Maria Island, cidadezinha puro charme, em Dunedin até chegar à Broken Arrow.


Chegou o grande momento do Na Trilha da Califa! É dia de prova! E que prova memorável! Correr 26km pelas montanhas da Califórnia foi, sem dúvida, um dos melhores momentos da minha vida de corredora. Um privilégio! Agradeço demais por ter vivido essa experiência. Adorei ver como os californianos lidam com esses eventos. Uma cultura que ama o outdoor, muitos estão ali se doando, participando do evento por amor ao esporte. E foi lindo ver como a Broken Arrow, em três dias de competições, conseguiu reunir todas as gerações. Vou mostrar um pouco do evento no vídeo!


Vamos à prova! Partiu 26km da Broken Arrow. A partir de agora, eu só paro quando tocar o tão almejado sino! RingDasBeeeell!!!!




Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page