top of page

Live! Run XP - FLORIPA

Sabe aquela estratégia de encaixar uma Meia Maratona no ciclo de preparação para a Maratona? Foi exatamente o que eu fiz.

No segundo fim de semana de Fevereiro começou o Circuito da Live! Run XP, com 11 provas espalhadas pelo país até Dezembro. A primeira etapa rolou em Floripa, com três distâncias: 5, 10 e 21km.

Saí de Congonhas para a Ilha da Magia, em um dos primeiros vôos daquela sexta-feira. Então, o despertador tocou cedo, 4 horas da manhã. Num primeiro momento bate até um arrependimento, mas depois que o corpo desperta fica tudo bem. Na real, eu adoro acordar cedinho, antes do sol nascer. Porém, me programo para ter tempo suficiente de levantar e despertar naturalmente. Não gosto de "correria" nos primeiros minutos do dia. E mais, procuro silêncio!

Saímos de casa, Conrado e eu com tudo planejado sobre nossa produção de conteúdo. O que faríamos até chegar em Floripa. Se não for assim, dá pane no sistema. E as oportunidades passam! Quem está na captação das imagens, não pode perder tempo. Chegamos ao aeroporto de Congonhas, pouco depois das 6hs, com tranquilidade. Entramos no avião e logo me lembrei que havia esquecido minha meia de compressão. Eu sou dessas que incham mesmo em uma viagem curta. Usar as meias ajudam demais!

Chegamos em Floripa, fim da manhã. E a convite da Live! fomos direto para o hotel onde ficamos hospedados durante o evento, o WK Design Hotel.

Por coincidência, eu já conhecia o WK. Ficamos por lá também, quando voltamos de uma prova em Santa Catarina, em 2021. Esse hotel é excelente! Localização, conforto, atendimento, café da manhã, comida e por aí vai. Nossa espera até o check-in foi na piscina, no último andar do edifício. Se liga no visual!

Depois de gravar um pouco mais e subir todo o material, o relax na piscina, por uma hora, foi providencial. Antes mesmo do meio dia saímos para almoçar. O horário foi proposital. Primeiro para fugir do sol forte e segundo para não pegar fila no restaurante. Cada vez mais, eu valorizo isso. Será que tem a ver com idade? ;) Fomos em Santo Antônio de Lisboa, um bairro histórico e turístico da capital. Antigo núcleo de imigração dos açorianos. Arquitetura típica açoriana, bem charmosa. O local escolhido foi o restaurante Rosso, para a primeira parte do almoço, rs! Gosto de lá, ambiente, comida e atendimento.

Sem programar nada, a segunda parte, café e sobremesa, foi no Marisqueira Sintra. Eu não sou "formigona", mas adoro um doce. Me controlo super bem quanto a isso, mas tem dias que pedem açúcar! E na medida do possível, eu me permito escolher alguma sobremesa para comer. Sem culpa nenhuma! Bom, a minha sobremesa desse dia foi a famosa "baba do camelo". Será que você conhece? Eu não conhecia e amei. Basicamente é um mousse de doce de leite. A consistência desse mousse é surreal! Eu amo doce de leite! Saí de lá dizendo que voltaria para almoçar, mas não consegui. Voltarei! Me pareceu delicioso! Vários restaurantes ficam à beira mar, na rua Quinze de Novembro. Opção por ali não falta!

A tarde, após um almoço sem pressa e pré evento, foi de trabalho. Organização final do que seria feito nos próximos dois dias de Live! Run XP. Separar, descarregar material e carregar equipamentos e um pouco de descanso. Afinal, eu estava com uma dor na posterior da perna direita fora do normal há alguns dias. E isso estava me preocupando. O período de treinamentos para a Maratona de Paris estava começando a chegar no ápice e eu não poderia vacilar. Cheguei a ir na fisioterapia antes da viagem à Floripa, no desespero. E a orientação foi clara: "Descanse! Deixa as pernas quietas. Não é nem para alongar." Era isso! Faltava descanso, fundamental nesse período. Uma frase, eu levo comigo nessa preparação: "Descanso também é treino!" Aprendi essa com meu treinador, Manuel Lago, que me incentivou a correr os 21km desse Circuito.

No sábado, a arena abriu às 10 horas. Antes disso, Conrado e eu pegamos a bike do hotel para entender o percurso da prova. Pedalamos pela orla até a ponte velha, a famosa Hercílio Luz. Muito astral! Vale o passeio por ela, de bike ou a pé! A prova poderia, ou melhor, deveria passar por ali. Aliás, eu tinha certeza que a ponte faria parte do trajeto. Seria o ponto icônico do percurso! Pura ilusão! A prefeitura de Florianópolis não permite. Não sei se tem a ver com o chão ser de gradil ou receio dos corredores jogarem as latas ou copos de água da ponte. Aliás, esse é um ponto que vale a discussão! Ao beber sua água em provas de corrida de rua, não jogue seu copo para o além. Procure descartar no lixo, às vezes colocado pela própria organização ou perto das placas de sinalização de quilometragem. Quando forem retiradas, ao final do evento, o lixo estará concentrado para o descarte correto. Atenção com isso! Seja um corredor educado!

Depois da pedalada fui retirar meu kit da prova. E agora vou contar um pouco da arena. O espaço era bem estruturado, pé na grama, com água e cerveja geladas, à vontade, uma praça com 8 foodtrucks e área com nove macas para massagem pós prova. Ainda no sábado, rolou aulas de yoga, funcional e palestras, entre os convidados, o Manuel. Ah, e teve prova de corrida para os pequenos também. Maior barato ver a empolgação dos corredores mirins!

O dia terminou cedo para nós. Logo depois da arena, fomos jantar e na sequência dormir. Era umas 21 horas. Domingão, de prova, começou antes mesmo das 4 horas da manhã. Levantei, me troquei e desci para tomar café. Assim, teria tempo suficiente para meu intestino despertar e funcionar. Correr sem ter feito um "pitstop" é pedir para dar ruim. Confesso que esse horário, muito cedo, não tenho fome, mas sempre como algo. Nada exagerado, não sigo aquela linha, "coma muito carboidrato antes da prova". Não! Eu como o que estou acostumada e na quantidade que me cai bem. Normalmente, uma banana com mel, um pão com geleia, tomo um café e um suco natural. Tudo pronto, equipamento e alimentação separados, saímos do hotel às 5 horas em ponto. No caminho descobrimos que o nosso motorista é ex militar do Bope (Batalhão de Operações Especiais). Ele participava de algumas filmagens estratégicas em operações, informação que nos brilhou os olhos imediatamente. "Perfeito para nos acompanhar durante a prova", pensamos. Fechamos negócio na hora! Ele aguardou o Conrado para se movimentarem de carro enquanto rolava a prova dos 21km.

A largada estava prevista para às 6hs da manhã. Sol nascendo, temperatura ainda agradável. Entrei na Arena por volta das 5h40, com a câmera em mãos registrando aquele momento pré prova. Alguns atletas se aquecendo, outros alongando, papeando. Encontrei um ou outro conhecido, gravei o que tinha que gravar e me alinhei. Já era hora de partir. Corneta disparou e lá fui eu. Largamos do continente em direção à ilha. Boa parte do percurso foi à beira mar e para completar o cenário, a ponte Hercílio Luz, contra o sol, que visual maneiro! A dor na perna não me atrapalhou e no fim deu tudo certo!

No vídeo, eu mostro melhor o trajeto. Então, aperte o play para curtir um pouco mais dessa atmosfera. Acredito que dê para sentir bem os 21km da Live! Run XP. Bora?

Confira algumas fotos do evento: